O mundo digital entrou de tal forma em nossas vidas que, nos dias de hoje torna-se imprescindível o mínimo do conhecimento virtual para não ser um excluído pela sociedade.
Ninguém morrerá devido a ausência desta ferramenta, mas está cada vez mais claro que, quanto mais se busca o conhecimento digital, melhor a qualidade de vida do cidadão, como ser pensante, atuante, crítico e presente na história do mundo.
Mas este encontro do homem com a máquina não acontece tão facilmente como se parece, isso se deve as condições sociais, econômicas e até mesmo pelo desinteresse pessoal, em razão de não perceber a importância do conhecimento digital para vida diária. Acredito que a inclusão digital seja essencial nos dias de hoje, pois tudo ao nosso redor depende, de alguma forma, de um saber virtual.
Vejo com alegria a inclusão digital nas escolas. Quem ganha são nossos alunos. Levando-os a buscar cada vez mais o conhecimento do novo e auxiliando o professor na qualidade de suas aulas. Devido a curiosidade aguçada natural do jovem, muitos têm acesso em lan house que infelizmente não é usado com sabedoria...acabando a limitar-se a sites de relacionamentos que em pouco auxilia na ampliação dos conhecimentos.
Vencemos o desafio de se ter a máquina. Agora é a hora de utilizá-la, e muito!
Precisamos levar o aluno a conhecer e questionar o que lhe é transmitido, a nossa história, e fazê-lo caminhar junto com a evolução diária do mundo em que vivemos, formando assim verdadeiros cidadãos!
“O homem é construído todo dia, não importa o tempo que se viva.”Suzana Melo - Maricá - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário